Páginas

Salas pequenas, tudo explicadinho.

Hoje em dia são cada vez mais comuns os apartamentos pequenos. Com isso, integramos ambientes, a fim de ganhar alguns centímetros, além da sensação de amplitude.
Mas nada de dor de cabeça na hora de decorar. O Casinha Bonitinha selecionou algumas imagens de encher os olhos e explica direitinho o conceito da decoração de cada um para você se inspirar e criar o seu cantinho personalizado.

Veja esta sala. A base neutra é fundamental para quem não quer se arriscar nas cores e errar. Muita iluminação natural e longas cortinas do teto ao chão são truques para ampliar o espaço. Outro detalhe importante é a ausência de tapete, outra coisa que nos traz a sensação de amplitude porque o piso se alonga. Cores nas almofadas, na cadeira, nas flores completam a decoração.







Outro ambiente em que as cortinas longas colaboram para ampliar o espaço. Além disso, as prateleiras da estante vão até o teto, transmitindo a sensação de um espaço maior. O acrílico da cadeira e o vidro da mini cristaleira refletem a luz sem pesar no ambiente. Cores nos detahes e luz natural, pode apostar! 






Hoje parece o dia das longas cortinas; é para você ver como elas realmente funcionam. Pé-direito duplo e aquele cortinão. Apesar de escura, ela não impede a entrada de luz no cantinho gostoso da sala. O tapete clarinho aqui auxilia na sensação de cantinho amplo e acolhedor.






Base branca e luz natural: eis a receita para o cômodo parecer maior. A plantinha que parece subir aos céus também colabora, especialmente neste vaso transparente.






Um verde clarinho na parede do sofá. É importante lembrar aquela velha "máxima da decoração": a de nunca usar uma cor forte na parede para onde olhamos por mais tempo. Eu concordo, cansa! Aqui, além de a cor ser suave, ela vem na parede das costas do sofá. Ambiente pequeno, mas com bossa. Oha a mesa lateral espelhada, adivinha por quê? Amplia o ambiente, claro. O tapete clarinho, mais uma cortinha linda e longa, e poucos móveis.






Eu duvido que alguém apareça aqui e diga que esta sala é feia. Ela pode não ser exatamente o seu estilo, mas é muito bonita e aconchegante. E sabe o que traz essa sensação de aconchego? A presença de elementos naturais, como as fibras da persiana, o algodão da manta do sofá e a madeira do banquinho. Como não se deliciar com esta salinha, pequena, sim, mas cheia de truques "ampliadores", como a tal cortina longa, desta vez, branca e transparente, os poucos móveis e o tapete claros, e a maravilhosa luz natural?






Quando se tem um janelão fica fácil fazer o espaço "crescer" porque a luz ajuda muito. Flavinha, tem muita coisa escura aqui!!! Tem sim, mas o contraste com sofá claro equilibra o cômodo.







Tudo de novo: luz natural, longas cortinas, estante alta, base neutra. Que espacinho gostoso para ver tevê!!!!






Veja como você pode brincar com as cores quando a sua base (sofá, cortina, tapete, paredes) é neutra! Os tons da grande tela se repetem nas almofadas, nos enfeites da mesa de centro e até na cadeira amarela, que não pesa no espaço por ser transparente. E vejam quantos elementos naturais na sala, transmitindo conforto, aconchego e calor!






Estar, jantar e varanda integrados. A presença da madeira nos três espaços é fundamental na integração. Porque integrar não é só sair derrubando paredes, mas incluir um elemento comum aos espaços. Os tons de branco e bege contrastam com o vermelho, o mostarda e o marrom. A mesinha de centro transparente arremata o visual sem pesar na decoração.






Tudo integrado. Veja como as paredes brancas e o piso único deixam o apartamento mais amplo. Mesa e cadeira transparentes e móveis claros para ajudar a aumentar o espaço. O tapete marca o espaço do estar. O verde na área molhada da cozinha também tem a função de delimitar a área da pia.






Para as meninas, um sofá rosa, flores e uma cadeirinha no melhor estilo "vovó tinha". Tudo lindo. A cortina transparente deixa a luz passar. O tapete branquinho clareia o piso. As paredes brancas permitem que a gente brinque com as cores. E para não apertar, banquinho de demolição e mesinha com tampo de vidro. Você mora sozinha, moça? Ah, se joga!






Está certo que a sala é miudinha. Está certo também que as janelas ajudam. Mas nem por isso o decorador deixou de lançar mão de truques que distraem o olhar como o painel da tevê e as prateleiras, bem altos.







Vocês não têm ideia de como a minha sala é pequena. Um dia eu mostro aqui.
Besos. Flavinha


Imagens: casa.com.br

42 comentários:

  1. Cada imagem linda, meu Deus, preciso reformar minha sala, que também é pequena rsrsrs...bjs Dri

    ResponderExcluir
  2. Adorei....adorei.... Minha sala é pequena demais e ainda divido ela com a sala de jantar, então imagina, muito pequena. Tirei algumas idéias das imagens que vc colocou. Obrigadaaaaa.

    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  3. OI FLAVIA UMA MAIS LINDA QUE A OUTRA, ADOREI CORTINA PRETA, E AMEI O SOFÁ ROSA, LINDOOO BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voces não tem idéia do minúsculo de minha sala, mau cabe um sofá de 2 lugares e um rack pequeno, somente isso.

      Excluir
  4. Imagens maravilhosas! Meu filho está mudando para uma casa pequena e algumas coisas que vi aqui vão contribuir para a arrumação, com certeza! uma ótima a quarta p/ vc. bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei todas as imagens, algumas eu já conhecia...e a suas dicas são ótimas também.
    Bjinhus e um lindo dia.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, gostei muito de tudo...vou ficando por aqui.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Lindas demais, adorei! Quero mudar a decoração da minha, foi inspirador...
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  8. These are beautiful and open spaces, Flavinha. I have been extending my curtains to the ceiling for years and years; a great way to "trick the eyes".

    ResponderExcluir
  9. Oi Flavinha,
    Adorei o post e a escolha das imagens! Tudo bem explicadinho mesmo. Quem tem sala pequenas sabe o quanto é difícil decorar, mas com estas dicas, ficou bem mais fácil!

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Flavinha, bem explicado...As imagens deixaram bem claro como decorar um sala pequena .Mas confesso eu não aguentaria viver numa casa onde a sala é tão pequena.A familia é grande(rsrsr), daí já viu né...Não caberia...Bjos

    ResponderExcluir
  11. Flavia, qta sala linda, já tive salas de 3 tamanhos, hj estou em uma que é comprida, um pouco difícil de arrumar, mas o espaço central é ótimo.
    Lindas dicas vc nos deu!!
    Amei sua visita no blog, obrigada!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. A sala do apto q moro é pequena, a do q eu vou morar é maior, mas é quadrada...um pouco difícil de arrumar tb...vamos ver o q eu consigo. Oh Flavinha, faça um post aí sobre salas quadradas vai...to tão precisada... Bjkssssss e parabens pelo post e imagens, ótemos!!!

    ResponderExcluir
  13. Flavia, linda a seleção e as dicas são muito bem apropriadas. Mesmo minha sala sendo grande me faço valer de boa parte delas, cores neutras e cortinas grandes são sempre muito bem vindas. :)

    Sobre limpar a casa, pra mim é bom. Me faz bem.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Que caprichadinho, amei todas as salas, tão lindas, Flavinha, super amei! Fico feliz que vc gosta, meu filho é que escolhe as músicas, Ventura Highway fui eu que escolhi do meu tempo ehehe, mas ele é músico nas horas vagas eheh, e coloca muito do gosto dele com uma pitadinha de Eva, nos entendemos,hehe, bjinhos flor, obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  15. Flavinha, que lindas essas salas,a minha não é grande,e é quadrada.
    Mas como tenho a sala de jantar separada fica mais fácil.
    Olha, não chama não que vou, hein?
    Se quiser me ver feliz me dá um lata de tinta ou me manda prá cozinha...rsrs...
    Besitos

    ResponderExcluir
  16. ADOREI O ESTILO DA SALA. Tenho uma filha que tambem chama Flavia.

    ResponderExcluir
  17. oi Flavia, que salas lindas, imagino na minha casa uma sala linda dessas.Bjs

    ResponderExcluir
  18. Encontrei um site legal com dicas de decoração e modelos de móveis finos, visite o link abaixo:

    http://www.casabelainteriores.com

    ResponderExcluir
  19. são lindas as salas amei
    bjss e boa tarde!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei todas, mas não vi nenhum sala como a minha. Já pensei em tudo, mas não acho solução. Ela tem 4,4 x3,8. Tem duas portas, uma para quem vem da cozinha e a outra que dá acesso aos quartos. Tem tb duas janelas (uma de frente para outra). Ou seja, não tenho nenhuma parede livre.Alguma ajuda?

    ResponderExcluir
  21. Adorei! Quanto bom gosto!

    ResponderExcluir
  22. Ótimas dicas!
    Estou decorando a minha casa nova, e amei as sugestões!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  23. boa tarde, tem alguem online?? preciso de umas dicas para a minha sala, pois ela esta mto escura, e nao tenho dimdim para trocar os moveis! kkk se puder de dar umas dicas, online. att barbara bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas dicas, gostaria de contribuir indicando uma loja que encontrei lindas cortinas prontas http://www.conamore.com.br
      Valeu a pena

      Excluir
  24. Ótimas dicas, gostaria de contribuir indicando uma loja que encontrei lindas cortinas prontas http://www.conamore.com.br
    Valeu a pena

    ResponderExcluir
  25. As salas apesar de serem pequenas estão muito bem organizadas. Muito bonitas!

    ResponderExcluir
  26. anonimo adorei pois sala pequena e muito deficio arrumar

    ResponderExcluir
  27. adorei tudo.queria uma dica,minha sala tem home e um sofá coloquei tapete preto e cortina de voil branca e preta,paredes pintada de tom pastel. que tipo de poltrona deveria usar?

    ResponderExcluir
  28. Queria algumas dicas para reformular minha sala, poderia me ajudar? Estou perdida, comprei um sofá marrom, e os móveis são tabako! Não sei o que fazer para alegrar o ambiente, será que troco a cor do sofá? ainda dá tempo??

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo artigo, gostaria de deixar algumas dicas sobre mesa para ambientes pequenos.

    http://www.casabelainteriores.com/2013/07/mesa-pequena-para-sala.html

    ResponderExcluir
  30. olá me chamo Rita gostaria muito de ver minha sala arrumadinha por fovor me ajude pois não tenho criatividade nem uma gosto muito

    ResponderExcluir
  31. Oi amei as dicas ! Eu moro num quarto e cozinha porém gostaria de montar um mini barzinho

    ResponderExcluir
  32. Tenho um rack preto con cinza, gostaria de saber se conbina com um sofá marron? Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. BOA TARDE! EM CASA,NA SALA TENHO UMA PAREDE QUE É EM TIJOLINHOS VERNIZADOS E O PISO É UMA MISTURA DE PRETO COM CINZA , QUERO SABER COMO POSSO FAZER UMA COMBINAÇÃO NAS CORES DE TINTA DA PAREDE , E MÓVEIS PRA DEIXAR O AMBIENTE CONFORTÁVEL E RELAXANTE?

    ResponderExcluir
  34. SEU BLOG É MUITO ESPECIAL.
    PARABÉNS E MUITO SUCESSO!!!
    SolangeGmax

    ResponderExcluir
  35. Olá Flavinha.Muito bacana seu blog.
    Cada vez mais as salas vão perdendo espaços, que pena.Más é sem dúvida o melhor lugar a ser decorado, mil e uma idéias.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  36. Só queria comentar sobre o seu blog
    Achei encantador, tudo de muito bom gosto.
    Amei!! Desejo sucesso.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente aqui.






Layout por A Design