Páginas

Cozinhas e salas integradas (ou para tia Ana)

Recentemente, uma amiga minha, que carinhosamente chamo de tia, a tia Ana, me pediu sugestões de como integrar a sala e a cozinha.

Eu prefiro ter uma porta de correr, pelo menos, entre a sala e a cozinha. Não posso integrar sala e cozinha porque aqui não rola, devido à planta.  Mas, dependendo do que se vai cozinhar é tranquilo.

Eu quase nunca faço fritura, meu óleo dura muito. Cozinho com margarina e azeite. Só frito algo como peixe ou batata frita e é raro. Se fosse possível, aqui em casa, seria tranquilo uma integração.

Agora fazer uma massa e tomar um vinho, bater papo, receber amigos, é a cozinha ideal.





 
Cozinha pequena, só o essencial. Na falta de espaço, as prateleiras acomodam o microondas. Ideal para casal ou para quem mora sozinho. Detalhes: o piso é o mesmo, o que aumenta a sensação de amplitude. O tapete define o living. A mesa de jantar também cumpre esse papel.
 
 

 
Para quem tem pouco espaço, um balcão divide a sala e a cozinha. Com banquetas, ele também serve para refeições rápidas. Pode ser de madeira, mdf, mdp, gesso, etc... A iluminação natural é determinante para que o ambiente pareça maior.

Gostei muito desta aqui.  A cozinha é só um cantinho, mas a base branca, a iluminação, os amplos armários, tudo contribui para que o espaço pareça maior. A repetição do vidro na porta do armário, no tampo da mesa, nas taças revela uma decoração integrada. E o balcão fica reservado ao cook.






A sala. Repare como o vidro e se repete na grande janela, na mesa de centro e na mesa lateral. O branco e a luz natural invadem o ambiente. Alguém viu a banheira ali? Estou babando...






O ângulo da sala. É legal receber amigos assim. Cozinhar, abrir um vinho e poder bater papo, fica até mais informal. Mas... outro toque: tem que ter uma combinação de cores entre os ambientes integrados.


 



Com este ângulo, vemos a parte da cozinha. Tia Ana, aqui o ambiente é maior, mas a gente pode "transferir" a ideia. Um balcão mais largo ou a sua própria mesa de jantar vão deixar o ambiente bonito. É fundamental a coifa em cozinhas integradas. Imagina só aquele cheiro de peixe frito nas almofadas, nas cortinas e no tapete!!!!
 
 
 



Esquece a cadeira de design! Ok, ela é linda, mas a gente pode substituir por algo mais em conta. Os armários da cozinhas não são altos à toa, esse é um truque para dar amplitude ao ambiente e eles guardam bastante coisa.






Repara, tia Ana, que o balcão se estende à sala (não aqui, mas pode receber a tevê) ... pensei tanto na sua sala... O rosa dá o tom feminino, claro.





Se você optar por um balcão, olha que legal. Um mais alto (na cozinha) e outro mais baixo (na sala) acomodam perfeitamente quatro pessoas. O melhor disso é que enquanto não estão sendo usados como mesa de refeições, o "da cozinha" serve como bancada de trabalho na hora do preparo dos alimentos e o da sala, de aparador para enfeites. Viajei? Duvido.





Mais um exemplo bem simples. Base branca, armários altos, nichos abertos, tudo isso deixa a cozinha maior. Os armários baixos devem ficar acima do chão, assim facilita a limpeza. Na hora da integração, um simples balcão branquinho.





Não faça isso se você é desorganizado! Quem não quer encher a cozinha de armários, pode utilizar um varão e prender os utensílios do dia-a-dia. Repara só que o piso da sala e da cozinha é o mesmo, mais um truque de amplitude. O tapete diz "aqui é a sala". O balcão é o espaço das refeições. Bem simples!





Aberta, ambientes integrados. Bom, se você costuma fazer muita fritura, além de uma coifa poderosa, eu sugiro uma porta.






Para quem, como eu, prefere privacidade, uma porta de correr basta. Há momentos em que a gente está cozinhando e quer ficar só, então a solução é essa.


Espero ter ajudado, tia Ana. Sua casa vai ficar linda!






Besos...
Flavia


Imagens: casa.com.br

29 comentários:

  1. Amei a ideia do balcão em dois níveis. Aqui eu tenho uma janela( tipo americana que chamo de passa pratos). É nela que fazemos a maioria das refeições, até porque normalmente comem dois ou 3 no máx, muito raro os 4 comerem no mesmo horário. Como minha cozinha é um corredor, uso a pedra de granito da "janela" como apoio na hora que estou cozinhando, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ai, qta lindeza!!!
    Simplesmente apaixonante...

    ResponderExcluir
  3. Uma mais linda do que a outra, as menores são as mais engraçadinhas, adoro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei de certa forma cada um dos ambientes.
    Ótimo post.

    PortantoDecore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cada dia mais lindo as postagem ,fico viajando por elas,uma boa semana repleta de realizações,bj

    ResponderExcluir
  6. OII Flá!
    Adorei as imagens das cozinhas
    A minha aqui é uma caixinha de fósforos, assim que começar a construir quero uma cozinha maiorzinha,a casinha aqui é alugada e não dá para mexer muita coisa não...infelizmente...
    Enquanto não faço a minha do jeitinho que quero vou namorando essas imagens rsrs
    Beijoooo Flavinha linda semana pra vc!!!!

    ResponderExcluir
  7. Como esse tapete pink, deu um up no ambiente!!!


    Beijinhus,May

    baonilha.blogspot.com
    bemcasadodebaonilha.blogspot.com
    @baonilha

    ResponderExcluir
  8. Nossa uma mais linda que a outra

    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. É muito charmoso o estilo integrado. Gosto muito! A minha cozinha tem um pouco desta integração.
    Bjs,
    Ana

    ResponderExcluir
  10. achei o maximo .esses ambientes integrados, porque senão a gente fica sozinha na cozinha e o resto da familia na sala vendo tv. pode?rs
    bjs Edna

    ResponderExcluir
  11. Oi Flavinha, não é papel contatc, é guardanapo de papel....lindo né?..bjos

    ResponderExcluir
  12. Que ambientes lindos.
    muito clean:)Adorei

    ResponderExcluir
  13. Oi Flavinha
    Adorei as idéias de decoração dos ambientes.
    Beijo
    Roseli

    ResponderExcluir
  14. Olá Flavinha

    Eu gosto, mas desde que se tenha uma super coifa.
    Existe coisa pior que entrar em um ambiente cheirando gordura?

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Flavinha!!!
    quanta idéia linda... dá vontade de fazer uma casa nova... ehehe
    aqui em casa a cozinha e a sala são integradas e eu até que faço frituras com uma certa frequencia... o segredo é uma boa coifa ou depurador para ajudar!
    um beijoooo

    ResponderExcluir
  16. Oi Fla, lindo de mais, pratico e de muito bom gosto !!! bjs

    ResponderExcluir
  17. Quantas idéias maravilhosas. Eu particularmente adoro cozinhas integradas, gosto de cozinhar e não tenho empregada...Se estou na cozinha e tem gente por perto fica mais fácil receber e continuar com as tarefas. Mas,é preciso analisar bem a questão do espaço para o lado interno, uma parede às vezes faz muita falta quando o problema é espaço. Por outro lado acho tão mais gostoso a cozinha aberta para a área de convívio.
    bj
    yvone

    ResponderExcluir
  18. Oi Flavinha! Belas as dicas, mas é difícil manter organizado. Já tive uma cozinha com balcão aberto para a sala, é legal por interagir com as visitas, mas não dá para deixar um copo fora do lugar, que fica feio. BJs

    ResponderExcluir
  19. Lindo post! Adoro cozinha integrada, mas não totalmente, tem que ter uma bancada...
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  20. Oi Flavinha, pesquisando na blogsfera, vi a sua casinha. Adorei as dicas, pois estou decorando a minha sala integrada com a cozinha; comprei esta semana as cadeiras da mesa. Ainda faltam algumas coisas, mas depois que estiver tudo pronto mostro pra vcs no meu blog.
    bjk
    PS. estou lhe seguindo

    ResponderExcluir
  21. É incrível, pois através da Exame, descobri seu blog, de um bom gosto inacreditável. A cozinha integrada não deixa quem cozinha discriminada, só na cozinha, e os demais rolando um bom papo. Sou chef de cozinha do asiainbox.hd1.com, e substituo parte das frituras por grelhar no forno elétrico, não no forno do fogão, pois o elétrico tem grill, que doura rápido, sem prejuizo da qualidade da comida.Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Adorei o blog e algumas das sugestões. Estou comprando minha casinha (de 60m²) e minha maior preocupação é a sala (integrada à cozinha) e as cores que devo escolher. Já entendi que os neutros e claros são as melhores opções, mas que cor escolher para dar a vida ao ambiente é algo que me deixa constantemente em dúvida...

    Parabéns pelas postagens!

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do seu blog. Adoro decoração. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  24. Ola Flávia, adorei o seu blog, estava lendo essa postagem sobre sala e cozinha integrada e é justamente o q ta me deixando um pouco triste esses dias, minha casa é assim, e to percendo q sempre q cozinho fica tdo impregnado de óleo... dai vi a parte q vc fala de evitar fritura... to ate desanimada agora de comprar o meu sofá q ainda n tenho...sera q so evitar fritura resolver o meu problema?... um otimo dia...

    ResponderExcluir
  25. Ola, este ano faz 5 anos que estou na minha casa nova... e a minha cozinha e integrada. Tbem não sou adepta a fritura, mais faço e muitas vezes esqueço de ligar a coifa, fica com aquele cheiro de fritura, uso bom ar e o cheiro logo vai embora, e o sofá continua lindo. Os amigos falam que a casa é Aconchegante. Acho que parede tira muito espaço, tenho uma amiga que divide a cozinha com a porta de vidro e esta sempre aberta, ela diz é gosta de cozinhar e esta com as pessoas.

    ResponderExcluir
  26. Tudo muito lindo!!! Sou a mais nova seguidora, amei o blog! Feliz 2013!!!

    ResponderExcluir
  27. adorei,gosto d simplicidade,tudo lindo.

    ResponderExcluir
  28. Adorei a cozinha .. mais onde encontro esses balções ??
    Espero a resposta .

    ResponderExcluir

Gostou? Comente aqui.






Layout por A Design