Páginas

Como arrumar os sapatos

Darling, se você é uma centopeia como eu, certamente já se deparou com uma grande questão na vida, filosófica, existencial: como, onde organizar seus sapatinhos de cristal.

O sonho é aqueeeeeeeele closet com aqueeeeeeeeeela sapateira, mas nem sempre isso é possível. Aqui em casa, eu tenho alguns recursos. E vou vivendo...

Ultimamente, eu ando praticando o desapego. Cada vez que compro um sapato novo, separo um ou dois para doação. Ainda assim, minha coleção é grande. É doloroso, no início, mas depois você percebe que não precisa de tanto assim para viver.

Eu vou dar umas dicas, resultado de pesquisas e, claro, de experiência própria. Mas vou falar da realidade, do possível, ok.

Primeira coisa: faça um inventário antes de arrumar tudo, afinal, é preciso saber o que realmente você tem, do que não precisa mais, do que precisa comprar e definir o que vai ser organizado.

Feito isso, limpe tudo. Limpeza é fundamental. Pano úmido, graxa, escovão. Mão na massa!

Agora, separe tudo o que você vai doar! Sim, não pense muito, ou vai pegar de volta.

Antes de arrumar, separe-os por tipo: anabela, bico fino, sapatilhas, botas, tênis, rasteirinhas, nada de amontoar tudo. E separe-os por cor, formando em degradée, do preto ao branco (bom, eu não tenho sapato branco, mas marfim, gelo, bege...).

Pense na praticidade também. Para que guardar aquele sapato que você usou para ser madrinha do casamento da sua prima há 8 anos e que hoje não combina com mais nada? Já pensou se um dia ainda vai usar isso?

Voilà!

Na imagem abaixo, quatro formas de organização: uma sapateira de plástico  (esta geralmente tem  bom preço)  que pode ficar dentro do armário, atrás da porta ou na parede, caso exista um cantinho para isso sem comprometer a decoração. Outra opção é o cantinho dos sapatos, escondido por uma cortina, que evita que a poeira reine no lugar. Uma sapateira ao lado da penteadeira e gavetões para sapato no armário. O importante é arrumar.






Essas caixas são ótimas para deixar os calçados arrumadinhos sem amassar nada. E pôr sob a cama é uma opção inteligente. Para mim não funciona porque minha cama é box. As embalagens  também são boas para levar os calçados em viagem, desde que você vá de carro. São encontradas em home centers.






Outra boa opção encontrada num home center qualquer é este tipo de sapateira com ganchos, que podem ser pendurados no varão do cabideiro, até mesmo, dentro dos armários. Essas sapateiras podem organizar outros ítens no guarda-roupa também. E não são caras.





Se você vai trocar a cama, pode optar por um modelo com gavetão. Além de acomodar edredons, mantas, travesseiros, ele pode virar sua sapateira. Também é muito utilizado para arrumar as bolsas, deitadinhas, para não amassar nada.





Sapateiras em nichos aramados para quem tem um banheiro grande e pode dispor do espaço, ou a área de serviço, quem sabe um closet... sim, você pode montar seu closet aos poucos, comprando esses aramados, nichos, prateleiras, cabideiros, sapateiras, tudo...





Uma sapateira arrumadinha no quarto (ou na sala, disfarçada de aparador). Viu ;)






Isso aqui, baby, é lindo na revista, mas... só se couber na parede do seu closet... A não ser que seus sapatos virem objetos decorativos, fora isso, nada feito. Até porque só cabem sapatos de salto fino. Trata-se de uma barra de gesso pintada. Eu indicaria a Carry Bradshaw, para expôr sua linda coleção de Manolo Blahnik.





Uma clássica sapateira de madeira. E ponto final.





Olha só essa! Se for bem resistente (madeira!), com um futon, dá para servir de banco de janela. Tem pouco espaço, chéri? Cabe na sua sala.





Eu adoro esses móveis de múltiplas funções. Olha esta sapateira, que é um aparador, que é um bar, que é o que mais você desejar!





Super discreto, pode ser uma porta do seu guarda-roupa. Um bom marceneiro resolve.




Eu adorei esta sapateira. Claro, linda, chique, arejada, iluminada, cabe tuuuuudo. As prateleiras deslizantes têm diferentes tamanhos por causa das botas de cano longo. E a porta é um belo espelhão. A minha é bem diferente. Fazer o que?






Outra sapateira basiquinha que cabe em qualquer lugar. Sinceramente? Também fica linda na varanda, com vasinhos de flores.




Aproveitar um móvel antigo e sem uso? Claro! Por que não?






Eu tenho essas caixinhas no armário para algumas sandalinhas. Bacana que fica arrumadinho e dá para ver o que tem dentro do saco.






As tradicionais caixas. Organizam sem deformar. Se você quiser, pode fotografar o sapato e colar a foto do lado de fora da caixa. Facilita na hora de encontrar o que deseja.






Caixas transparentes. Facilitam muito, eu tenho e adoro. Em geral, elas têm um furinho para o sapato "respirar".




Isso é legal, bacana. Bom, organiza e cabe no armário.






A saia da minha cama box pode não ser só um enfeite. Ideias!!!!






Saquinhos de TNT. Ótimos, pois não deixam que o sapato seja arranhado. Eu também tenho.







Besos, besos

Flavinha (sempre pensando numa outra função para os móveis)




Imagens: Casa.com.br, Bolsa de Mulher, M de mulher, Chega de Bagunça e outros.

57 comentários:

  1. além da funcionalidade, todas as fotos são lindas!
    Parabéns! Esta casinha é bonitinha demais, amo seu blog!
    Bjs
    http://maysameudocelar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas ideias...dicas boas mesmo!
    acredita que minha cama não é box...e eu não gosto de colocar nada por debaixo delas? num sei porque não me acostumo com a ideia.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Maysa, apareça sempre.
    Joana, use o espaço embaixo da cama. Uma sugestão: uma super caixa, um organizador (tem na TOK STOK, específico para colocar sob a cama). Se estiver fechadinho, não há risco de empoeirar nada.
    Bjus, boa sorte.

    Flavinha

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas...Preciso arrumar um jeito de organizar os meus...meu sonho é um closet, mas enquanto o closet não vem....vou ver se arrumo uma sapateira!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Flavinha, eu amei o post, muitas dicas maravilhosas, eu precisava mesmo de idéias pq é muito sapato para pouco espaço!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas sugestões. Essa da cama é sensacional.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. oi Flavinha

    Os meus gurado num pedacinho do guarda roupa, mas esta pequeno.
    òtimas suas dicas, gostava mesmo de guradar dentro das caixas deles, mas nem sempre é possível!!Amei do aparadores disfarçados, bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Flavinha muito bacana sua dica sobre organização de sapatos.
    Guardo os meus em saquinhos de tnt igualzinho ao ultimo que vc postou e fica muito bem conservado.

    bjs
    http://ursulinodecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Flavinha!!!Amei as dicas, colocar uma sapateira na
    varanda, muito legal, minha sapateira está na varanda rsss, preciso comprar outra ou criar uma.

    bjos

    ResponderExcluir
  10. adorei as dicas Flavinha, sou adepta das caixinhas transparentes e de um armario na garagem...fica mais facil achar tudo :)
    Nos vemos no Sábado ...oba!!!!
    beijinhos querida e boa semana pra vc
    So *Ü*

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ótimas dicas. Eu fiz uma grande doação de sapatos e agora cada um que compro tiro outro.
    Tenho uma cômoda com 6 gabvetas que fiz de sapateira e ainda os gavetões da minha cama. Ainda acho que tem sapato demais...mas fazer o que???rsss
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ola Flavinha,
    Eu tenho uma atras da porta do quarto, eu fiz com sacariaficou bem bacana.
    Nos conhecemos da lista Tradição.
    Abaraços

    Genoveva

    ResponderExcluir
  13. Lindas e praticas! Parabens pelas ideias!

    ResponderExcluir
  14. Oi Flavinha, eu uso 2 portas de maleiro do meu quarto pra guardar as caixas dos meus sapatos que não uso com frequência, os de toda hora ficam no gabinete do banheiro. Os do marido e dos filhos, ficam em umas sapateiras com corrediças próprias pra isso que fiz nos armários dos meninos, mas no meu que é mais antigo um pouco, não fiz. Resultado...estou tendo sempre que subir na ponta da minha cama pra pegar. Mas depois de ver essas dicas acho que está me faltando só um pouco de organização e trocar o que está nos gavetões da minha cama para o maleiro e os meus sapatos para os gavetões. Afinal a idade chega néh bebé??? kkkkkkk.
    Ótimas dicas, bjs.

    ResponderExcluir
  15. Ótimas ideias.
    Parabéns pelo post.
    Inté, bjs.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela visita!
    Adorei essas dicas. Tenho esse problema com sapatos tb, é mta coisa pra guardar. Agora que vou construir estou fazendo um closet de tamanho razoável pra desentulhar minhas coisas...Sonho de toda mulher né!
    Essa sapateira com gancho não conhecia, mt legal. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, seu blog é uma graça e tem idéias interessantes demais. ABRAÇÃO

    ResponderExcluir
  18. Oi Flavinha,
    Tantas ideias e tão boas. Acho que resolve os problemas dos meus sapatinhos lá em casa.
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Muito útil para nós dois casados. Obrigado. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Oi Flavinha, amei passear por aqui dicas muito bacanas para arrumação da casa, os meus sapatos ficam nas caixas em uma parte do guarda roupas. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. ötimas dicas.. um alivio para minha bagunça.

    ResponderExcluir
  22. Ótimas idéias!!!!Adorei todas, com certeza me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  23. OI. Achei sacos de sapatos em um site bem legal: www.solucaosimples.mercadoshops.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Flavia, tudo bem?
    Achei seu blog atraves do So artes criativas, e gostei muito desse seleção de dicas para guardar os sapatos. Aqui em casa uso algumas estratégias para deixar tudo organizado: debaixo da cama, atraz da porta e em um armario.As vezes me confundo o que pus aonde mas como só são três opções acabo achando, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  25. Muito legal esse blog, adorei mesmo, pois tem ótimas sugestões. Preciso "criar" espaços, e adoro casinha arrumadinha...Parabéns e bjs

    ResponderExcluir
  26. E minha primeira vez por aqui, suas dicas sao otimas, gostei muito.

    ResponderExcluir
  27. adorei as ideias , do qual vou copiar duas pra minha casa depois mostro a vcs beijos a todos...

    ResponderExcluir
  28. Adorei
    Parabens e bem haja pela ajuda

    ResponderExcluir
  29. Flavia!!!

    Gostei muito das idéias só gostaria de saber qual é o nome e onde consigo encontrar aquele circulo(que parece uma bola de bingo)...achei ele bem interessante e prático...

    ResponderExcluir
  30. Ótimas dicas!!
    Bjos

    Cris Miyke
    http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Muito Criativo! Parabéns pela organização das ideias e pela funcionalidade.
    Abs
    Carla

    ResponderExcluir
  32. Boas idéias Flavinha, tô precisando de uma solução para os meus sapatos! rsrs principalmente as botas, o que faço com elas??? tenho deixado dentro das caixas mesmo... se vc ou alguém tiver alguma sugestão.

    o blog, está muito bom!
    bjs,
    Cibele
    http://bemarranjado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Depois de ver esse post me sinto obrigada a arrumar os meus sapatos!!! porque fui ler ? kkkkk

    Ótimas dicas e idéias sempre ajudam a reinventar nossos espaços e dar nossas soluções.

    Bjus,

    ResponderExcluir
  34. Olá Flavinha, adorei a sapateira com um futon, dá para servir de banco. de janela. Onde posso comprar? Tenho um espaço perfeito. Meu email é claudiabiancadeluca@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Flavinha!

    Gostei muito das suas dicas, obrigada por dividir! Estou à procura de uma sapateira e você me ajudou muito.

    Parabéns pelo blog!

    beijo grande,

    ResponderExcluir
  36. maravilhosa essas ideias dá p aproveitar os espaços ,aproveitar o que já tem, alem de ficar muito bonito e arrumado parabens pela criatividade. bj bj

    ResponderExcluir
  37. Olá,
    Adorei as dicas e gostaria de aproveitar pra pedir mais algumas. Hehe!
    Estou tentando montar sozinha um closet, em um espaço que tenho livre no meu quarto. Quero algo bem simples e barato, estou pensando mesmo em algumas prateleiras e organizadores, parecidos com os da terceira foto. Tenho muitos vestidos e casacos longos, por isso preciso de muito espaço para cabides. Estou tendo bastante dificuldade em encontrar "varas" de metal que eu pudesse fixa na parede e pendurar cabides. Gostaria de algo parecido com o da terceira foto, vc pode me indicar algo? Não sei nem o nome correto do que eu procuro "/
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Adorei aquela sapateira na saia da cama box. Gostaria de saber a onde posso comprar. No aguardo. Obrigada Carlota

    ResponderExcluir
  39. Comprei esta sapateira http://casacomtudo.com/produto/Sapateira-de-Pl%E1stico-Stackable-Shoe-Rack.html
    Achei ótima pq dá pra comprar mais de uma e empilhar uma sobre a outra, pois ela encaixa perfeitamente...

    ResponderExcluir
  40. Oi Flavinha, tudo bem?
    Meu nome é Renata e estou de mudança para um apartamento menor, achei ótimo essa ideia de colocar os sapatos na saia da cama box. Como você fez? costurou os sacos na saia?
    Obrigada, abçs, Renata.

    ResponderExcluir
  41. Oi Flavinha, tudo bem?
    Meu nome é Renata e estou de mudança para um apartamento menor, achei ótimo essa ideia de colocar os sapatos na saia da cama box. Como você fez? costurou os sacos na saia?
    Obrigada, abçs, Renata.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pela matéria!!! As idéias me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  43. Muito bom, o importante mesmo é não deixá-los jogados pelo chão certo?
    Vou indicar para uma amiga.

    ResponderExcluir
  44. Muito bom, só podia colocar umas referencias de onde podemos comprar!

    ResponderExcluir
  45. Obrigada pelas dicas. No entanto, seria incapaz de arrumar sapatos dentro do quarto onde durmo ou misturados com roupa. Mas todas as outras sugestões são óptimas!

    www.fraufromatlantida.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  46. amei e compartilhei...vou tentar organizar meus sapatinhos...que estao tao abandonados!! rsrsrs obrigado. bjs.

    ResponderExcluir
  47. amei suas dicas...vou organizar meus sapatinhos que estao abandonados, rsrsrsrs. Compartilhei sua pagina!! genial!! obrigado!!!

    ResponderExcluir
  48. Boas idéias ;) Amei a praticidade daquela caixa que pode ir embaixo da cama ..

    ResponderExcluir
  49. Parabens...amei tds ideias!!!

    ResponderExcluir
  50. oi Flavinha, adorei o aramado... Moro em Minas e por aqui não detectei onde encontrar esses aramados prá montar dentro do guarda roupa e colocar os sapatos. Agradeceria muito se vc pudesse me informar onde achar.

    ResponderExcluir
  51. Adorei a ideia da saia da cama box. Vou experimentar. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  52. Vim procurar ideias para guardar meus calçados. Gostei do blog e já estou seguindo.
    Abraço1

    ResponderExcluir
  53. ola gostaei tanto da sapateira q serve de banco tambem,
    onde vcs viram?:
    grata

    ResponderExcluir

Gostou? Comente aqui.






Layout por A Design